Após ser afastado por suspeita de gastos irregulares, Justiça reconduz prefeito de Mata Roma (MA) ao cargo

Besaliel Albuquerque havia sido afastado pela Câmara dos Vereadores nessa segunda-feira (29), após ter sido acusado de gasto pessoal elevado. Nessa quarta-fei...

Após ser afastado por suspeita de gastos irregulares, Justiça reconduz prefeito de Mata Roma (MA) ao cargo
Após ser afastado por suspeita de gastos irregulares, Justiça reconduz prefeito de Mata Roma (MA) ao cargo (Foto: Reprodução)

Besaliel Albuquerque havia sido afastado pela Câmara dos Vereadores nessa segunda-feira (29), após ter sido acusado de gasto pessoal elevado. Nessa quarta-feira (31), ele volta ao cargo por determinação da Justiça. Câmara dos Vereadores de Mata Roma afastou o prefeito da cidade, Besaliel Albuquerque (PDT). Reprodução/ TV Mirante Após a Câmara dos Vereadores de Mata Roma, cidade a 284 km de São Luís, ter afastado o prefeito da cidade, Besaliel Albuquerque, do cargo, em sessão na última segunda-feira (29), a Justiça o reconduziu ao cargo de chefe do executivo do município. A decisão foi divulgada nessa quarta-feira (31). ✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp A decisão de afastamento se deu após uma representação da câmara contra Besaliel, que teria sido acusado de gastos irregulares na gestão com a contratação temporária de servidores municipais, não respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal, segundo os vereadores. A sentença que anula a decisão de afastamento de Besaliel diz que, pelos documentos iniciais, não é possível constatar, de plano, as irregularidades apontadas pelos vereadores, ”uma vez que na pauta da sessão impugnada não consta o item relativo à votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)”. A sentença alega, ainda, que o processo do legislativo da cidade contrariou as normas regimentais da própria Casa Legislativa, pois estava pautada a votação do projeto de LDO, o que possibilitou a instauração da comissão, bem como a votação para escolha dos seus membros. O representante da Câmara dos Vereadores de Mata Roma terá que explicar as afirmativas formuladas pelo legislativo contra Besaliel, devendo trazer aos autos as atas das sessões realizadas, respectivamente, em 05 e 12 de julho de 2024, de acordo com a sentença. Relembre o caso Besaliel Albuquerque (PDT) foi afastado do cargo de prefeito de Mata Roma em sessão realizada nessa segunda-feira (29). De acordo com os vereadores, a decisão se deu após Besaliel ser alvo de suspeitas de gasto pessoal elevado. Dos 10 vereadores que integram o legislativo de Mata Roma, 8 votaram a favor do afastamento do gestor da cidade. De acordo com a Câmara, a decisão se deu após uma representação contra Besaliel, que não teria respeitado a Lei de Responsabilidade Fiscal. Segundo os vereadores, o afastamento do prefeito já estava sendo discutido desde quando a Câmara não havia aprovado os gastos públicos, feitos pelo Judiciário da cidade, referentes ao ano de 2021.