Inflação em São Luís sobe 0,82% em setembro, puxada pelo aumento da energia elétrica, aponta IBGE


O grupo habitação liderou a alta com aumento de 4,73%, impulsionado pela energia residencial.

Inflação em São Luís sobe 0,82% em setembro, puxada pelo aumento da energia elétrica, aponta IBGE
Inflação em São Luís sobe 0,82% em setembro, puxada pelo aumento da energia elétrica, aponta IBGE (Foto: Reprodução)


O grupo habitação liderou a alta com aumento de 4,73%, impulsionado pela energia residencial.
Divulgação/EDP (Imagem ilustrativa)
A inflação em São Luís voltou a subir em setembro de 2026 e registrou alta de 0,82%, após uma queda de 0,60% em agosto. Os dados são do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nessa sexta-feira (9).
Com o resultado, a capital maranhense acumula inflação de 4,74% entre janeiro e setembro, o maior percentual entre as 16 regiões pesquisadas pelo instituto. O índice está acima da média nacional, que chegou a 3,95% no mesmo período.
Em setembro, a inflação de São Luís ficou no mesmo patamar da média brasileira, de 0,82%. Segundo o IBGE, todas as 16 regiões pesquisadas registraram aumento de preços no mês, diferentemente de agosto, quando houve deflação em todas elas.
Energia elétrica foi a principal responsável pela alta
O grupo habitação foi o que mais contribuiu para a inflação em São Luís, com aumento de 4,73% e impacto de 0,67 ponto percentual no índice geral.
O principal responsável foi o aumento de 12,84% no preço da energia elétrica residencial, influenciado pelo reajuste anual de 5,42% nas tarifas das concessionárias de distribuição. O gás de botijão também ficou mais caro, com alta de 0,67%.
Outro grupo que pressionou a inflação foi alimentação e bebidas, que apresentou aumento de 0,57%, após três meses consecutivos de queda nos preços.
Entre os alimentos que registraram aumento em setembro estão:
Melão: 6,92%;
Tomate: 5,39%;
Cebola: 5,12%;
Costela bovina: 3,95%;
Arroz: 2,96%;
Alcatra: 2,58%;
Banana-prata: 1,90%.
Apesar da alta em alguns produtos, outros itens ajudaram a conter a inflação. Os grupos saúde e cuidados pessoais e despesas pessoais apresentaram queda de 0,27% cada.
A gasolina também ficou mais barata pelo segundo mês consecutivo na capital maranhense, com redução de 0,69% em setembro, após recuo de 1,18% em agosto.
São Luís lidera inflação acumulada em 2026
De acordo com o levantamento, São Luís voltou a ocupar a primeira posição entre as regiões pesquisadas pelo IBGE no acumulado do ano, com inflação de 4,74%.
A capital maranhense ficou à frente da Região Metropolitana de Fortaleza, que acumulou alta de 4,52%. As duas foram as únicas áreas pesquisadas com índices acumulados no ano superiores a 4,50%, limite de tolerância da meta nacional de inflação.
Entre os grupos de despesas que mais subiram em São Luís de janeiro a setembro estão transportes (6,49%), artigos de residência (6,38%), educação (6,09%) e saúde e cuidados pessoais (5,32%).
O levantamento também mostra que alguns produtos tiveram aumentos mais expressivos em São Luís do que na média nacional. A gasolina, por exemplo, acumula alta de 16,62% na capital maranhense, contra 5,56% no Brasil. O óleo diesel subiu 26,33% em São Luís, enquanto a média nacional foi de 15,26%.
Inflação acumulada em 12 meses apresenta queda
Apesar da alta registrada em setembro, a inflação acumulada em 12 meses apresentou desaceleração em São Luís, passando de 4,52% em agosto para 4,32% em setembro.
Com isso, o índice da capital maranhense ficou abaixo do limite de tolerância de 4,50% estabelecido para a meta nacional de inflação.
No Brasil, o movimento foi contrário. A inflação acumulada em 12 meses passou de 4,22% para 4,58%, ficando acima desse limite.
Sobre o IPCA
O IPCA é considerado o índice oficial de inflação do Brasil e acompanha a variação dos preços de produtos e serviços consumidos por famílias com renda de um a 40 salários mínimos.
Em São Luís, a pesquisa passou a integrar o Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor (SNIPC) em maio de 2018. Para o resultado de setembro de 2026, o IBGE considerou os preços coletados entre os dias 1º e 29 de setembro, comparados aos preços do período de referência anterior.

Histórico de Músicas No Ar
  • Carregando histórico...

Hora certa

14:16:26
Segunda-feira, 15 de Junho de 2026

Clima

Carregando clima...

WhatsApp

Fale conosco via WhatsApp

Aplicativos

Multiplataforma App Web
Disponível no Google Play
Disponível na App Store
Disponível na Amazon Alexa 🤖 "Alexa, Cidade FM NET!"

Instagram

Top Músicas

01
Nattan
Amor Na Praia Nattan
02
Zé Neto & Cristiano
Barulho do Foguete Zé Neto & Cristiano
03
Jorge & Mateus
Haverá Sinais Jorge & Mateus
04
Pedro Sampaio
Poc Poc Pedro Sampaio
05
Dilsinho, Ana Castela
Passada de Mão Dilsinho, Ana Castela
06
YG Marley
Praise Jah In The Moonlight YG Marley
07
Dua Lipa
Houdini Dua Lipa
08
Murilo Huff
Anestesiado Murilo Huff
09
Simone Mendes
Dois Tristes Simone Mendes
10
Hugo & Guilherme
Vazou Na Braquiara Hugo & Guilherme

Publicidade

Loterias

Carregando...

Top Ouvintes

01
cidade
cidade 125 Pontos
02
Edin Silva
Edin Silva 99 Pontos
03
Vitor Marques
Vitor Marques 27 Pontos
04
Andressa Oliveira
Andressa Oliveira 27 Pontos
05
OTICAS CAROL
OTICAS CAROL 14 Pontos

Enquete

Horóscopo

Widget Horóscopo do Dia

Horóscopo do Dia

--/--/----

Signo

Carregando conselho dos astros...

-->
Seu Site Protegido